Para ajudar na escolha de uma Bíblia de Estudo, relacionamos abaixo uma sínteses de 5 tipos para você conhecer a diferença estre elas.

A Bíblia de Estudo do Expositor é pentecostal e possui comentários de um dos maiores e mais famosos pregadores da década de 80, o pastor norteamericano Jimmy Swaggart.  Seu diferencial é que cada versículo dos 66 livros da Bíblia contém comentários exclusivos de Jimmy. Esses apontamentos são feitos logo após o versículo e não no rodapé. A redação é simples e didática, perfeita para quem quer ter um entendimento bíblico sem aprofundamento teológico. Por ser uma Bíblia grande, pesada e grossa (pesa 1,7 kg e possui quase 3.000 páginas e mede 15 x 23 cm), é ideal para estudos devocionais em casa. Sua letra grande favorece à leitura. É distribuída no Brasil pela Sociedade Bíblia do Brasil – SBB.

Bíblia do Expositor

É específica para o público pentecostal, o que se percebe logo pelo seu nome. Segue uma visão assembleiana e sua linguagem é o da Bíblia de Almeida Revista e Corrigida (ARC). Possui esboço de cada livro, perfis de personagens bíblicos, 77 estudos do Antigo e Novo Testamentos. Possui também um plano de leitura da Bíblia em um ano. Antes de cada livro, traz um esboço e outras considerações. A Bíblia de Estudo Pentecostal, também chamada de BEP, é uma das que trazem mais comentários em seu rodapé. É distribuída no Brasil pela CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus.

Bíblia de Estudo Pentecostal 

Distribuída no Brasil pela Editora Vida, a Bíblia Thompson tem como seu maior diferencial o estudo pelo sistema de versículos em cadeias temáticas. Assim, ao final da Bíblia, o leitor acessa o índice de cadeias e pode estudar, tanto no Antigo como no Novo Testamento, todas as passagens bíblicas que se relacionam a um tema determinado. Por essa razão, é considerada uma Bíblia de referência. Além disso, a Bíblia Thompson conta com um suplemento arqueológico interessante, concordância, mapas, bibliografia de personagens, análise de cada livro da Bíblia e outros itens que auxiliam no estudo bíblico.

Bíblia Thompson

É a Bíblia de estudo feminina mais vendida do Brasil. Distribuída pela Sociedade Bíblica do Brasil, está disponível nas mais diversas traduções (Atualizada, Corrigida e NTLH), tamanhos e modelos.  Além da introdução a cada livro bíblico, mapas coloridos e referências, traz o perfil de mais de 100 mulheres na Bíblia, mais de 300 tópicos sobre temas inerentes às mulheres (ministério feminino, papel da mulher na sociedade, carreira, criação de filhos etc) e um guia dos Evangelhos.  Os comentários e materiais de estudo encontrados nessa Bíblia foram compostos de mulheres dos mais diferentes países.

Bíblia da Mulher 
Distribuída no Brasil pela Editora Cultura Cristã, da Igreja Presbiteriana, e com tradução Revista e Ampliada, é uma das mais clássicas Bíblias de Estudo da atualidade. Possui mais de 20 mil notas de rodapé e 66 artigos teológicos, cobrindo uma enorme variedade de assuntos.  Um diferencial da Bíblia de Genebra são as notas sobre a relação entre Jesus e cada livro da Bíblia, encontrada na introdução desses livros. Chama a atenção também, a classificação do texto das notas com símbolos da Fé reformados.

Bíblia de Genebra