Páginas

sábado, 8 de outubro de 2016

NOMES DE DEUS NA BÍBLIA

Quem é, e que é Deus? 
A melhor definição é a que se encontra no Catecismo de Westminster: "Deus é Espírito, infinito, eterno e imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade." A definição bíblica pode formular-­se pelo estudo dos nomes de Deus.
O "nome" de Deus, nas Escrituras, significa mais do que uma combinação de sons; representa seu caráter revelado. Deus revela-­se a si mesmo fazendo-­se conhecer ou proclamando o seu nome. (Ex. 6:3; 33:19; 34:5, 6.)
Adorar a Deus é invocar seu nome (Gn. 12:8); temê-­lo (Dt. 28:58); louvá-­lo (2 Sm. 22:50); glorificá-­lo (Sal. 86:9); é sacrilégio tomar seu nome em vão. (Ex. 20:7), ou profaná-­lo ou blasfemá-­lo (Lv. 18:21; 24:16).
Reverenciar a Deus é santificar ou bendizer seu nome (Mt. 6:9). O nome do Senhor defende o seu povo (Sal. 20:1), e por amor do seu nome não os abandonará (1 Sm. 12:22).

I. OS NOMES DE DEUS MAIS COMUNS NA BÍBLIA 

Os seguintes nomes de Deus são os mais comuns que encontramos nas Escrituras:

1) Elohim (traduzido "Deus".) Esta palavra emprega-se sempre que sejam descritos ou implícitos o poder criativo e a onipotência de Deus. Elohim é o Deus ­Criador. A forma plural significa a plenitude de poder e representa a trindade.
2) Jeová (traduzido "Senhor" na versão de Almeida.) Elohim, o Deus­ Criador, não permanece alheio às suas criaturas.
Observando Deus a necessidade entre os homens, desceu para ajudá-­los e salvá-­los; ao assumir esta relação, ele revela-­se a si mesmo como Jeová , o Deus da Aliança.
O nome JEOVÁ tem sua origem no verbo SER e inclui os três tempos desse verbo passado, presente e futuro. O nome, portanto significa: Ele que era, que é e que há de ser; em outras palavras, o Eterno. Visto que Jeová é o Deus que se revela a si mesmo ao homem, o nome significa: Eu me manifestei, me manifesto, e ainda me manifestarei.
O que Deus opera a favor de seu povo acha expressão nos seus nomes, e ao experimentar o povo a sua graça, desse povo então pode dizer-­se: "conhecem o seu nome."
A relação entre Jeová e Israel resume-­se no uso dos nomes encontrados nos concertos entre Jeová e seu povo. Aos que jazem em leitos de doença manifesta-se-­lhes como JEOVÁ­-RAFA, "o Senhor que cura" (Êx. 15:26).
Os oprimidos pelo inimigo invocam a JEOVÁ­-NISSI, "o Senhor nossa bandeira" Ex. 17:8­15). Os carregados de cuidados aprendem que ele é JEOVÁ-­SHALOM, "o Senhor nossa paz" (Jz. 6:24). Os peregrinos na terra sentem a necessidade de JEOVÁ-­RA'AH, "o Senhor meu pastor" (Sl. 23:1).
Aqueles que se sentem sob condenação e necessitados da justificação, esperançosamente invocam a JEOVÁ­-TSIDKENU, "o Senhor nossa justiça" (Jr. 23:6).
Aqueles que se sentem desamparados aprendem que ele é JEOVÁ-­JIREH, "o Senhor que provê" (Gn. 22:14). E quando o reino de Deus se houver concretizado na terra, será ele conhecido como JEOVÁ­-SHAMMAH, "o Senhor está ali" (Ez. 48:35).
3) El (Deus) é usado em certas combinações: EL-­ELYON (Gn. 14:18-­20), o "Deus altíssimo", o Deus que é exaltado sobre tudo o que se chama deus ou deuses. EL-­SHADDAI, "o Deus que é suficiente para as necessidades do seu povo" (Ex. 6:3). EL-­OLAM, "o eterno Deus" (Gn. 21:33).
4) Adonai significa literalmente "Senhor" ou "Mestre" e dá a ideia de governo e domínio. (Ex. 23:17; Is. 10:16, 33.) Por causa do que Deus é e do que tem feito, ele exige o serviço e a lealdade do seu povo.Este nome no Novo Testamento aplica-­se ao Cristo glorificado.
5) Pai, emprega-se tanto no Antigo como no Novo Testamento. Em significado mais amplo o nome descreve a Deus como sendo a Fonte de todas as coisas e Criador do homem; de maneira que, no sentido criativo, todos podem considerar-se geração de Deus. (At 17:28.) Todavia, esta relação não garante a salvação. Somente aqueles que foram vivificados e receberam nova vida pelo seu Espírito são seus filhos no sentido intimo da salvação. (João 1:12, 13.)

Autor: Myer Pearlman | Fonte: Escola ECB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário