Quem é, e que é Deus?
A melhor definição é a que se
encontra no Catecismo de Westminster: "Deus é Espírito,
infinito, eterno e imutável em seu ser, sabedoria, poder,
santidade, justiça, bondade e verdade." A definição bíblica
pode formular-se pelo estudo dos nomes de Deus.O "nome" de Deus, nas Escrituras, significa mais do que uma combinação de sons; representa seu caráter revelado. Deus revela-se a si mesmo fazendo-se conhecer ou proclamando o seu nome. (Ex. 6:3; 33:19; 34:5, 6.)
Adorar a Deus é invocar seu nome (Gn. 12:8); temê-lo (Dt. 28:58); louvá-lo (2 Sm. 22:50); glorificá-lo (Sal. 86:9); é sacrilégio tomar seu nome em vão. (Ex. 20:7), ou profaná-lo ou blasfemá-lo (Lv. 18:21; 24:16).
Reverenciar a Deus é santificar ou bendizer seu nome (Mt. 6:9). O nome do Senhor defende o seu povo (Sal. 20:1), e por amor do seu nome não os abandonará (1 Sm. 12:22).
I. OS NOMES DE DEUS MAIS COMUNS NA BÍBLIA
Os seguintes nomes de Deus são os mais comuns que encontramos nas Escrituras:
1) Elohim (traduzido "Deus".) Esta palavra emprega-se sempre que sejam descritos ou implícitos o poder criativo e a onipotência de Deus. Elohim é o Deus Criador. A forma plural significa a plenitude de poder e representa a trindade.
2) Jeová (traduzido "Senhor" na versão de Almeida.) Elohim, o Deus Criador, não permanece alheio às suas criaturas.
Observando Deus a necessidade entre os homens, desceu para ajudá-los e salvá-los; ao assumir esta relação, ele revela-se a si mesmo como Jeová , o Deus da Aliança.
O nome JEOVÁ tem sua origem no verbo SER e inclui os três tempos desse verbo passado, presente e futuro. O nome, portanto significa: Ele que era, que é e que há de ser; em outras palavras, o Eterno. Visto que Jeová é o Deus que se revela a si mesmo ao homem, o nome significa: Eu me manifestei, me manifesto, e ainda me manifestarei.
O que Deus opera a favor de seu povo acha expressão nos seus nomes, e ao experimentar o povo a sua graça, desse povo então pode dizer-se: "conhecem o seu nome."
A relação entre Jeová e Israel resume-se no uso dos nomes encontrados nos concertos entre Jeová e seu povo. Aos que jazem em leitos de doença manifesta-se-lhes como JEOVÁ-RAFA, "o Senhor que cura" (Êx. 15:26).
Os oprimidos pelo inimigo invocam a JEOVÁ-NISSI, "o Senhor nossa bandeira" Ex. 17:815). Os carregados de cuidados aprendem que ele é JEOVÁ-SHALOM, "o Senhor nossa paz" (Jz. 6:24). Os peregrinos na terra sentem a necessidade de JEOVÁ-RA'AH, "o Senhor meu pastor" (Sl. 23:1).
Aqueles que se sentem sob condenação e necessitados da justificação, esperançosamente invocam a JEOVÁ-TSIDKENU, "o Senhor nossa justiça" (Jr. 23:6).
Aqueles que se sentem desamparados aprendem que ele é JEOVÁ-JIREH, "o Senhor que provê" (Gn. 22:14). E quando o reino de Deus se houver concretizado na terra, será ele conhecido como JEOVÁ-SHAMMAH, "o Senhor está ali" (Ez. 48:35).
3) El (Deus) é usado em certas combinações: EL-ELYON (Gn. 14:18-20), o "Deus altíssimo", o Deus que é exaltado sobre tudo o que se chama deus ou deuses. EL-SHADDAI, "o Deus que é suficiente para as necessidades do seu povo" (Ex. 6:3). EL-OLAM, "o eterno Deus" (Gn. 21:33).
4) Adonai significa literalmente "Senhor" ou "Mestre" e dá a ideia de governo e domínio. (Ex. 23:17; Is. 10:16, 33.) Por causa do que Deus é e do que tem feito, ele exige o serviço e a lealdade do seu povo.Este nome no Novo Testamento aplica-se ao Cristo glorificado.
5) Pai, emprega-se tanto no Antigo como no Novo Testamento. Em significado mais amplo o nome descreve a Deus como sendo a Fonte de todas as coisas e Criador do homem; de maneira que, no sentido criativo, todos podem considerar-se geração de Deus. (At 17:28.) Todavia, esta relação não garante a salvação. Somente aqueles que foram vivificados e receberam nova vida pelo seu Espírito são seus filhos no sentido intimo da salvação. (João 1:12, 13.)
Autor: Myer Pearlman | Fonte: Escola ECB
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